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O papel da contabilidade no processo de restituição de créditos tributários

A área de contabilidade tem um papel crucial na garantia da saúde financeira dos negócios. O acompanhando constante dos balancetes, demonstrativos contábeis e até mesmo escriturações detalhadas é fundamental, assegurando tomadas de decisões assertivas tanto de gestão quanto tributárias em prol à proteção dos bens da empresa.

Provisões financeiras muito altas podem inibir novos investimentos estratégicos e colocar em risco a organização, pois ela não teria reserva suficiente para quitar os compromissos assumidos. Na escrituração fiscal também é preciso classificar e lançar corretamente todas as despesas. Lançamentos indevidos podem afetar a apuração tributária e gerar pagamentos incorretos, além de valores maiores aos que de fato deveriam ser quitados.

Quando é feito o lançamento das despesas em uma determinada categoria “fretes” (conta 200), por exemplo, devem existir subcontas para o lançamento de “fretes sobre compras” (conta 200.1), “fretes sobre transferência” (200.2) e outras. Assim, ficaria claro que tais custos são provenientes da compra de mercadoria e de matéria-prima. Neste caso, se houver recuperação tributária relativa à essa aquisição, as despesas relacionadas às subcontas devem gerar créditos também. Da mesma forma, é gerado crédito de PIS e COFINS quando o ônus do frete sobre as vendas é decorrente do vendedor. Contudo, não há geração de crédito para as transferências. Agora, se a sua contabilidade fez a escrituração de todos os fretes em uma única rubrica, então, é possível separá-los em uma ficha razão.

Operações onde há vários tipos de despesas em uma conta única, também acontece com custos relacionados à água, luz e telefone, dificultando a apuração de créditos de PIS/COFINS sobre as despesas de energia. Para o lançamento da taxas de iluminação pública e valores elevados como “despesas gerais”, o ideal é destacá-los em contas próprias.

Para organizar os processos da área de contabilidade da empresa e minimizar eventuais erros, especialistas recomendam o uso de um “Manual de Contas”. Seus usuários podem preencher campos como: nome, número, função e funcionamento (débito ou crédito) da conta, além de especificar se o saldo é devedor ou credor. A proposta é que este manual funcione como uma “guia de orientação”, para a correta alocação dos fatos nas rubricas da contabilidade.

A Campconsulting é especialista na recuperação de créditos tributários junto à Receita Federal. Com um time de profissionais experiente nessa área, a Campconsulting pode ajudar a sua empresa a estruturar todo o histórico contábil, apoiando-a na restituição dos tributos em prazos mais curtos. A Campconsulting tem mais de 10 anos de atuação no mercado, oferecendo um atendimento personalizado e um trabalho completo! Agende um visita de nossos especialistas!

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(imagem: divulgação)

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