Ligue-nos

(11) 4492-4975 | (11) 4807-2160

Horário de Funcionamento
08h30 às 17h00
Escreva-nos
comercial@campconsulting.com.br

Blog

Campconsulting > Créditos > Recuperação de crédito tributário: tire todas suas dúvidas!
recuperacao-de-credito-tributario-tire-todas-suas-duvidasrecuperacao-de-credito-tributario-tire-todas-suas-duvidas

Recuperação de crédito tributário: tire todas suas dúvidas!

Muitas empresas não sabem que possuem direito ou sentem receio em buscar a recuperação de crédito tributário, uma ação que pode contribuir muito para o orçamento do seu negócio, principalmente, nesses tempos difíceis.

Diante de tantos impostos, taxas e obrigações, muitas companhias acabam pagando além do que deviam.

Grande parte dos empresários não recorrem à recuperação desses valores, pois acreditam que isso poderá atrair a fiscalização para os seus negócios.

No entanto, a fiscalização, com toda a tecnologia disponível, não precisa se dirigir até uma empresa para averiguar se existem problemas, porque isso já é feito através de sistemas que cruzam informações e apontam as inconsistências tributárias.

Portanto, buscar a recuperação de crédito tributário é um direito que as empresas possuem e o governo está disposto a devolver valores, desde que se comprove que foram pagos de maneira indevida. Continue lendo nosso post e saiba mais sobre o assunto!

Quem tem direito a recuperação de crédito tributário?

Toda empresa que tenha recolhido impostos acima dos valores previstos em lei tem direito a recuperação de crédito tributário.

Os pagamentos ocorrem muitas vezes em função de cálculos indevidos quando do levantamento de taxas, impostos ou contribuições.

Também são devolvidos os tributos cobrados de forma ilegal pelo governo, contrariando leis estabelecidas anteriormente.

Essa recuperação é prevista legalmente e atende a empresas de qualquer porte e segmento, podendo ser solicitado o retorno dos tributos pagos indevidamente nos últimos 5 anos.

Os valores são atualizados utilizando-se a correção monetária e a taxa básica de juros, sendo possível realizar o reembolso através de um ato administrativo.

Quais são os tributos que podem ser recuperados?

Os tributos de nível federal, estadual e municipal que podem ser recuperados são:

  • COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social,
  • CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido,
  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços,
  • ICMS – pago nas contas de energia elétrica,
  • ICMS-ST – Substituição Tributária,
  • INSS – Instituto Nacional da Seguridade Social,
  • IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica,
  • ISS – Imposto sobre Serviços,
  • FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço,
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados,
  • PIS – Programa de Integração Social.

Quais são os benefícios da recuperação de crédito tributário?

Os benefícios com a recuperação de crédito tributário se iniciam na avaliação das contas pagas e na correção de possíveis problemas que podem estar acontecendo com relação ao levantamento desses números, eliminando-se as falhas.

O retorno de recursos financeiros sempre é interessante, portanto, a recuperação melhora o resultado da empresa e ajuda no fluxo de caixa da operação, especialmente nos momentos de dificuldades que estamos vivenciando.

Por último, os ajustes melhoram a gestão financeira da empresa, onde, certamente, os cuidados com o assunto serão redobrados e os erros deixarão de ser cometidos.

As empresas não devem sob hipótese alguma deixar de buscar os seus direitos, até porque essa situação é normal e corriqueira para os órgãos governamentais.

Além disso, não é justo pagar impostos acima dos valores exigidos, mesmo porque o Brasil é um dos países com uma das maiores cargas tributária do mundo.

Agora que você já sabe o que pode ser feito a respeito da recuperação de crédito tributário, mas ainda necessita de mais detalhes a respeito dessa possibilidade, contate a Campconsulting, uma empresa especializada no assunto e que pode auxiliá-lo nesse processo.

Somos especializados em recuperação de créditos tributários, restituição de créditos tributários, restituição do fins, planejamento tributário, créditos do INSS e outros temas que envolvem o dia a dia das empresas.

Solicite um contato com um de nossos especialistas

(Imagens: divulgação)