Ligue-nos
(11) 4492-4975
Horário de Funcionamento
08h30 às 17h00
Escreva-nos
comercial@campconsulting.com.br

Blog

Campconsulting > Créditos > Crédito tributário reduz peso dos impostos para empresas
credito-tributario-reduz-peso-dos-impostos-para-empresascredito-tributario-reduz-peso-dos-impostos-para-empresas

Crédito tributário reduz peso dos impostos para empresas

O peso dos impostos no Brasil afeta diretamente o dia das empresas, especialmente as pequenas e médias.  Mas há saídas para garantir a redução do custo dos impostos sobre o caixa da sua empresa usando o crédito tributário.

O mais importante é conhecer as regras para garantir acesso ao direito de uso do crédito fiscal. As legislações trazem vantagens. Só que para acessar os benefícios é preciso se enquadrar nas exigências impostas pelas normas tributárias.

Não se preocupe com a complexidade da legislação. Uma boa consultoria de planejamento tributário é a solução para auxiliar sua empresa. 

Com a ajuda de um especialista, é possível saber quais tipos de empresas têm direito a concessão dos benefícios. As pequenas e médias empresas podem deduzir parte dos impostos que incidem sobre o faturamento ou na saída de mercadorias.

Quais são os impostos que dão direito a crédito fiscal? 

São eles: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

No caso do ICMS,  comércios, indústrias e equiparadas à indústria podem conseguir créditos fiscais, se estiverem enquadradas na presunção de lucros. As empresas de transporte podem obter o benefício na compra de materiais que serão usados em suas operações, como combustíveis e aditivos.

No IPI, apenas indústrias e empresas equiparadas podem usar o imposto para conseguir crédito tributário. Mas para ter direito a organização deve recolher impostos com base no lucro presumido.

No PIS e Cofins, tem direito a crédito fiscal a empresa que tem como base de cálculo dos tributos o lucro real. Nesse caso, a regra vale para todas as empresas, independente do ramo de atividade.

Para os micro e pequenos empreendedores que estão no Simples Nacional não é possível utilizar as vantagens oferecidas pelo crédito tributário. Para conseguir aproveitar os benefícios da redução de impostos, o empresário teria que sair do regime especial. Mas para tomar essa decisão é necessário sempre contar com o suporte de uma consultoria especializada.

Consulte a Campconsulting

Especializada na área tributária (como recuperação de créditos tributários e restituição do fins), a consultoria tem profissionais que elaboram as melhores estratégias para que as empresas possam usufruir de créditos tributários e reduzir o custo dos imposto no caixa.

Com conhecimento das legislações vigentes, os especialistas da Campconsulting irão definir quais impostos poderão gerar créditos e a forma como a empresa fará a compensação para se beneficiar.

A empresa está à disposição para tirar dúvidas, esclarecer os pontos mais relevantes da legislação, detalhar o perfil das empresas que podem se beneficiar dos crédito fiscal e a melhor estratégia para conseguir a redução da carga tributária. Venha falar conosco.

Solicite um contato com um de nossos especialistas

(imagem: divulgação)