Ligue-nos

(11) 4492-4975 | (11) 4807-2160

Horário de Funcionamento
08h30 às 17h00
Escreva-nos
comercial@campconsulting.com.br

Blog

Campconsulting > Créditos > Comece 2021 bem: faça a recuperação tributária da sua empresa!
recuperacao-tributariarecuperacao-tributaria

Comece 2021 bem: faça a recuperação tributária da sua empresa!

A recuperação tributária é uma das ações que sua empresa pode tomar imediatamente para iniciar 2021 com outras expectativas, aliviando os problemas do ano que termina.

Muitos empresários não sabem, duvidam ou têm receio em solicitar ao Governo aquilo que é do seu empreendimento e que foi indevidamente pago como imposto.

Não é raro que impostos tenham sido recolhidos indevidamente ou em valores maiores do que o correto, afinal, são tantas leis e mudanças que enganos ocorrem, além disso, existem espaços na legislação que possibilitam resgates de maneira legal.

Esses valores podem ser recuperados por via administrativa, onde são acrescidos os juros, conforme a taxa referencial da SELIC, Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

Nesse post apresentamos uma oportunidade para começar bem o ano de 2021, realizando a recuperação tributária e equilibrando as suas contas. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Comece bem 2021!

O ano de 2020 está marcado para a história da humanidade por conta do cenário de pandemia e espera-se que 2021 chegue trazendo novas esperanças, onde a saúde seja uma realidade e o retorno das atividades econômicas possibilite prosperidade e a recuperação financeira das empresas e famílias.

A recuperação tributária é uma oportunidade dentro da legislação da empresa ressarcir valores, situação que certamente alivia o fluxo de caixa e possibilita um início de ano mais tranquilo e favorável aos seus negócios.

Como a recuperação tributária funciona?

A recuperação tributária pode ser solicitada para valores pagos indevidamente ou a maior no período dos últimos 5 anos.

Portanto, quanto mais sua empresa postergar essa possibilidade, menores serão os valores a serem recuperados.

O primeiro passo está na realização de um levantamento criterioso dos impostos pagos nos últimos 5 anos, onde deve-se refazer os cálculos dos valores recolhidos.

Dentre os diversos impostos que podem ser recuperados, abordamos nesse post o que fazer em duas situações:

INSS

O INSS, Instituto Nacional de Seguridade Social, é o imposto descontado na folha de pagamento dos colaboradores e de avulsos.

Também pagam esse imposto as empresas prestadoras de serviços, que destacam 11% sobre o valor da nota fiscal ou recibo, a título de INSS retido, quando profissionais são disponibilizados para empreendimentos contratantes.

Situações como essa são passíveis de restituição tributária, quando a empresa contratada disponibiliza:
• cessão de mão-de-obra para contratante,
• cessão de mão-de-obra nas dependências de terceiros,
• serviços contínuos,
• cessão de colaborador à disposição do contratante, previstos em contrato,
• empreitada.

A empresa poderá restituir esse valor quando há recolhimento das contribuições previdenciárias sobre a folha de pagamento.

Também é importante verificar se os percentuais foram aplicados da forma correta, quando o cálculo do INSS nas folhas de pagamentos foi realizado, bem como nas notas fiscais emitidas.

PIS/COFINS

Outro imposto que possibilita a recuperação tributária é o PIS/COFINS, uma vez que incide sobre a Receita Bruta auferida com a venda de mercadorias e serviços.

Ocorre que existe uma situação inconstitucional nesses cálculos, onde o PIS/COFINS não pode considerar outros impostos como parte dessa receita, ou seja, eles não devem incidir nos cálculos de tributos, como:
• ICMS,
• ISS,
• INSS (CPRB),
• o próprio PIS/COFINS.

Portanto, os valores pagos nos últimos 5 anos que consideraram os impostos mencionados, quando da efetivação da contribuição, podem ser recuperados.

Conte com a Campconsulting!

Os valores pagos a maior ou indevidamente nos últimos 5 anos podem contribuir significativamente com o planejamento financeiro da sua empresa, portanto, devem merecer uma prioridade e atenção, afinal, ajudarão para com os resultados da sua operação.

A Campconsulting é uma empresa especialista nessa área, com mais de 15 anos de experiência e que pode contribuir efetivamente na recuperação dos tributos recolhidos por sua empresa.

Entre em contato conosco e obtenha maiores detalhes a respeito para iniciar 2021 de forma positiva e com o caixa no verde!

Solicite um contato com um de nossos especialistas

(Imagens: divulgação)